Sempre sou bombardeado por duas perguntas, a primeira delas é: O que significa um cão equilibrado? A segunda: O que você quer dizer com uma rotina de exercício, disciplina e afeto?
Algumas vezes muitos fazem essa pergunta por que assistiram ou leram Cesar Millan abordando os assuntos, “equilíbrio” e “exercício, disciplina e afeto” é como se esta interpelação trouxesse uma resposta que seria mais do mesmo.
O que tento explicar é que, por trás dessas quatro palavras há uma estrutura, uma fórmula (não mágica) sistemática de rotina.
Resumindo um cachorro equilibrado é um cachorro ativo, porém calmo e submisso, obediente. Curioso, brincalhão, explorador, mas cauteloso.
Despreocupado, carinhoso e paciente (sabe esperar), principalmente sociável com pessoas e cães. Essas são características mais primitivas de qualquer cão.
Para alcançarmos este estagio é preciso da rotina de exercícios, disciplina e afeto (nesta ordem). Este tipo de fórmula produz o equilibro físico, mental e emocional para o cachorro.
Além de construir a base de seu relacionamento com ele: confiança (exercício), respeito (disciplina) e amor (afeto).
Para simplificar de forma prática podemos traduzir os exercícios em caminhada e corrida. Disciplina em regras, limites e restrições. Afeto em carinho, comida, brincadeira e descanso.
Cachorros felizes são os que vivem uma vida equilibrada. Exercício, disciplina e afeto são o caminho para o equilíbrio!