• Artigos
  • Como apresentar o bebê para o cachorro

    Hoje gostaria de escrever para as futuras mamães! A gestação e a chegada de um bebê podem causar uma alteração na rotina familiar e provocar desequilíbrio nos cães.  É muito importante preparar seu melhor amigo para chegada do novo membro da família.

    1. É comum os futuros papais ficarem ansiosos, preocupados e eufóricos com a chegada do bebê, o cachorro perceberá a mudança da energia em casa e apresentará, em alguns casos, algum desvio comportamental.  Por isso, procure se manter calmo e assertivo para que seu cachorro permaneça calmo e submisso nesta etapa importante para você e sua família.

    2. Não esqueça do seu cachorro! A rotina familiar pode sofrer alterações com a chegada bebê e faltar tempo para o cão. Não há necessidade de presentear o pet com brinquedos ou mimos para suprir sua ausência. Mantenha a rotina de passeios e alimentação. Faça um pequeno esforço a mais para garantir as caminhadas. Caminhar estreita o relacionamento com seu cão.

    3. Você continua sendo o líder da matilha, então continue a estabelecer regras, limites e restrições para o cão. Não permita que o cão acesse o quarto do bebê espontaneamente, mas pratique o exercício de levá-lo aos poucos permitindo que ele se familiarize com o cheiro do local. Apresente cobertores, fraudas e roupinhas do bebê para o cão cheirar. Nove meses é um período confortável para definir bem as regras da casa.

    “É muito importante preparar seu melhor amigo para chegada do novo membro da família”
    É muito importante preparar seu melhor amigo para chegada do novo membro da família

    4. Mamães certifiquem-se da energia de vocês, as mudanças hormonais durante a gestação podem alterar seu humor, isso é normal, seu cachorro pode ser afetado pelo seu estado emocional. Aqui entra a participação dos super maridos ou familiares mais próximos, este apoio é fundamental para lhe ajudar a ficar mais calma, enquanto tem auxilio com as responsabilidades da sua matilha. Não custa nada ajudar com a louça, pessoal!

    5. Quando for apresentar o bebê para o cão, certifique-se que alguém levou o peludo  para um longa caminhada ou corrida antes do primeiro contato, o melhor a fazer é drenar toda a energia do cão neste dia. Ninguém quer um encontro atrapalhado, né? Melhor garantir a segurança para ambos os lados. Passeie com o cão.

    6. Na hora do encontro estabeleça um limite para que o cão sinta o cheiro do bebê de longe, não permita que ele avance até o bebê, se o cão estiver calmo e submisso permita que ele se aproxime. Caso o estado do cachorro seja de agitação, repita o exercício de apresentação depois que ele estiver mais calmo.

    É extremamente importante este ritual porque você estará ensinando o cachorro que quem está no seu colo é seu, portanto ele deve respeitá-lo, assim também será construída uma relação de respeito entre o cão e a criança.

    Espero ter ajudado os futuros papais e mamães e em troca nós queremos que vocês nos mandem fotos dos bebês com os cães, não existe nada mais fofo que esta mistura!

      Ao fazer sua reserva, retornaremos com as datas e horários disponíveis.