Sobre Roberto Medeiros

Analista Comportamental, Terapeuta Canino, Empreendedor, idealizador do Matilhando, co-fundador In.Dog Workshops, membro certificado do IACP (International Association of Canine Professionals).

  • Fique por dentro das novidades!
  • Sou o último dos 6 filhos da Dona Sônia e entre eu e meus irmãos temos aí uns bons 15 anos de diferença de idade, mas tive a sorte enorme de passar a minha infância e adolescência com um irmão canino, o Ducky, que na época meu pai trouxe para proteção do negócio da família.  Agradeço aos meus pais por me darem a responsabilidade de cuidar do Ducky, foi assim que eu aprendi sobre os cães e desenvolvi uma relação respeitosa com um Rottweiler que nunca foi adestrado, mas era educado, sociável e um excelente membro da nossa família, mesmo morando em um apartamento pequeno.

    O Ducky me acompanhava nos jogos de basquete, nas trilhas em volta do bairro, nas visitas a casa dos meus amigos, onde eu estava ele estava comigo. Essa nossa relação sempre despertou curiosidade das pessoas e o comentário inevitável que eu “tinha jeito com cachorro”. Na casa dos meus 18 anos eu não levava muito a sério,  mas um dia esse “meu jeito com cachorro” bateu de novo a minha porta, muito tempo depois do Ducky morrer.

    O tempo passou e com aptidão natural para comportamento e formação em RH, foquei minha carreira na área de treinamento e desenvolvimento de pessoas no corporativo,  o meu desafio era analisar, desenvolver competências comportamentais e habilidades, treinar,  e deixar o colaborador pronto para assumir novos cargos na companhia.

    Foi então que no mesmo período adotei uma cadela mix de PitBull que resgatou minha paixão por comportamento canino, sendo o gatilho para a transição de carreira, minha transformação pessoal e a idealização do Matilhando.

    Melbee gravada na pele e no coração para sempre

    A Melbee exigiu que eu fosse além meu jeito com cachorro quando demonstrou total incapacidade de confiar em um humano que não fosse eu, não comia se não fosse comigo, não andava, não se mexia, passava o dia encolhida embaixo da pia da cozinha.

    Eu tinha que fazer alguma coisa pra ajudar minha cachorra a viver melhor, confiar em outras pessoas além de mim, se alimentar e ser feliz. E assim eu fui apresentado à psicologia canina, que era a abordagem mais natural que eu entendia ser o melhor para uma cachorra insegura como a Melbee.

    No Brasil fiz um curso para proprietário de cães focado em Psicologia Canina, no Rio Grande do Sul, com a participação de Adriana Barnes,  adestradora e dog trainer com um curriculo de atendimento à nomes como: Giselle Bundchen, Tom Brady, Eva Mendes, Jada Smith, Gloria Estefan, Will Smith entre outras personalidades mundialmente conhecidas.

    roberto_medeiros_adriana_barnes_matilhando
    Eu, Roberto Mayer e Adriana Barnes

    Além disso, Adriana foi por muito tempo o braço direito de Cesar Millan e ex diretora do DPC – o famoso  Centro de Psicologia Canina  do mexicano, localizado em Los Angeles.

    Em uma conversa particular com a treinadora, fui encorajado a aprimorar o meu dom natural com cães para de fato ajudar outras pessoas e outros cachorros.

    Tudo convergiu e em pouco tempo tínhamos formatado, minha esposa e eu, o que hoje você conhece como Matilhando, que se tornou uma extensão de mim mesmo e da minha família.

    Desde então tenho me dedicado ao estudo e aprimoramento constante, viajei para estudar com vários outros profissionais pelo Brasil afora, construí boas relações com treinadores internacionais da equipe do proprio Cesar Millan que me serviram como mentores e me tornei alguém munido de conhecimento aliado a habilidade natural do “meu jeito com cachorro”.

    Hoje contribuo para o equilíbrio das relações humanas-caninas através da orientação e treinamento para ambos os lados da guia. Tenho feito o meu trabalho com responsabilidade social e encarado a jornada como um ativo na vida de pessoas, atuando na resolução de problemas e ajudado a salvar vidas, educar um cachorro significa também salvar a vida dele. Além disso, acumulo cases de sucessos em reabilitações caninas de animais com históricos complexos e traumas severos.

     

    Em 2018 uni forças com o Educação Canina para dar corpo e nome ao projeto desenvolvimento pessoal e profissional para quem atua com cães: o IN.Dog, uma abordagem prática de ensino dentro das necessidades reais e dificuldades particulares de cada aluno. Pretendo compartilhar conhecimento, minhas experiências, meus cases e unir minhas capacitações curriculares para contribuir com colegas, com conexão entre as pessoas e o diálogo empático.

    Fui colunista do portal Tudo Sobre Cachorros, do blog It Pet, do blog Fareja Pet e meus artigos assinados alcançaram milhares de pessoas pelo Brasil.

    Atualmente sou analista comportamental, terapeuta canino, estudante do CCVL Academia, membro certificado do IACP (International Association of Canine Professionals). Autor do Puppy Class, programa exclusivo de educação integral incluindo cães filhotes e seus respectivos donos, Empreendedor, Co-Fundador do IN.Dog Workshops, dono de 4 cães felizes: Melbee, Maboo, Lollita e Caetano.

    Para atendimento comigo, você pode reservar uma consulta comportamental através do site, por gentileza forneça as informações sobre o seu caso (idade do cão, porte, localização de vocês e relato de comportamento) terei o maior prazer em ajudar.