Muita gente bate aqui no Matilhando depois de ter passado por outros profissionais, as vezes, somos o quarto, quinto da lista. Sabe o que falo pra elas? “Provavelmente depois da gente você ainda precise de alguns outros profissionais, talvez até aqueles primeiros.”
Tenho várias razões para dizer isso, a questão pode não ser falta de habilidade e conhecimento dos outros profissionais, e a minha razão primordial pra falar isso pras pessoas é que o ambiente/atmosfera de treino do cachorro é diferente do ambiente/atmosfera/energia doméstica, mesmo que o treino seja em casa.
Essa diferença entre os mundos de treino e vida normal afetam a resposta do dog. Por que? Porque o cachorro aprende por meio da associação e repetição. Rotina aqui é a chave. Um processo inconsistente de treino deixará o cachorro confuso e portanto ele falhará. E você vai ficar chateado até procurar outro profissa para te atender e o ciclo da frustração se repete.
Roberto, o que eu tenho que fazer? Fácil! Seguir o plano! Quais foram os exercícios deixados como lição de casa? Então, faça-os, everyday, até o seu cachorro aprender e depois que ele aprender continue fazendo. Ó, que top!
Deixar de pôr a mão na massa fará o seu dog acreditar que aquilo tudo não é uma rotina e portanto não faz parte da vida dele, consequentemente não tem problema “desobedecer”.
Precisamos deixar de olhar para o treino do nosso cachorro como algo que acontece eventualmente quando o adestrador está presente ou quando você precisa agir depois de ver o cão se comportar mal.
Treinar o nosso cachorro precisa fazer parte de um estilo de vida, afinal quantos minutos ele tem de treino por dia mesmo e quantas horas tem o restante do dia?
Então é isso, moral da história, o que garante a consistência do comportamento dos nosso cães é o quanto somos contundentes com os treinos, isso quer dizer que há necessidade diária de treinos, sem pressão, sem cobrança, mas com leveza e atitude positiva.
O seu cachorro só será afetado positivamente se você realmente estiver com ele na jornada.