Vocês já ouviram falar em zooterapia ou terapia assistida por animais?
Eu sou um entusiasta e admiro este tipo de trabalho com cães! Para minha sorte fui convidado por dois amigos, Rogério Porto e Mariana Castro, ambos do It Pet Blog, a participar de um projeto piloto para as unidades do Recanto São Camilo, aqui em SP.
O desafio era introduzir nossos pets em um contexto de assistência hospitalar, promovendo qualidade de vida e oferecendo conforto para pacientes muito especiais: idosos.
Abracei a oportunidade! O projeto, além de nos enriquecer como seres humanos, é uma chance de mostrar o resultado de um trabalho comportamental estruturado, baseado em psicologia canina e como a psicologia, quando compreendida e bem aplicada, contribui para o equilíbrio mental de nossos cães e que, independente de porte ou raça, qualquer cachorro equilibrado é elegível para este tipo de trabalho.
A importância da sociabilização
Um cão é um animal de conexão, ele precisa estar inserido em contexto social, conhecer o seu lugar e o seu papel na vida com os humanos, é assim que funciona uma matilha natural.
Por este motivo é nossa total responsabilidade promover a sociabilização dos nossos pets. E esta é a parte fundamental do trabalho do Matilhando e da consultoria que presto aos meus clientes.
A sociabilização é o produto de uma liderança bem estruturada que conquistamos todos os dias, através de uma rotina sistemática que remonta a vida natural de um cachorro. Isso é diferente de adestramento convencional.
O cenário da nossa visita ao Recanto era incomum para qualquer pessoa que esteja acostumada a lidar com um cachorro agitado, descontrolado, que pula e invade o espaço intimo das pessoas, que não para e não sabe relaxar.
Nós tínhamos cães de todas as idades na ação do São Camilo, desde 6 meses à pouco mais de 2 anos, o temperamento também era variado, mas o comentário sobre o comportamento era unânime: “Nossa, como eles são calmos!!”
Mas para que eles respondessem calmamente a quantidade de novos estímulos aos quais foram submetidos, respeitassem novas pessoas e o novo ambiente, houve uma preparação que, para minha matilha, começou bem cedo, quando garanti que eles estivessem com energia drenada e calmos para participar desta terapia.
Os cães são animais gregários com estrutura hierárquica muito simples e bem definida: toda matilha tem um líder e o papel do líder é garantir a segurança e direção, pois esses dois fatores garantem a sobrevivência do bando.
Por isso é fundamental que nossos cães confiem em nós para direcioná-los a qualquer tipo de experiência e não se sintam ameaçados ou inseguros diante de cada novo estímulo.
Como seu cão reage a novas situações? O que você tem dedicado ao seu cachorro? Como seria se fosse o seu cão participando deste projeto?
Bom comportamento não é loteria, bom comportamento é resultado de trabalho e muita dedicação. E é gratificante para qualquer tutor ver que seu cachorro pode ser amável, respeitoso, bem comportado e levar alegria para quem precisa tanto de carinho.
O encorajo a trabalhar no bom comportamento do seu cão, a conhecê-lo melhor como espécie e praticar calma e assertividade no relacionamento de vocês.
Publicaremos um artigo novo com uma rotina estruturada que pode ser fundamental para o equilíbrio do seu cão e contribuir para que, quem sabe, seu amigo também participe de ações assim – e leve a mensagem do amor além das portas da sua casa.
Inspire-se na galeria de imagens sob as lentes da Raquel, nossa fotógrafa e colunista aqui do site.