Hoje gostaria de escrever para as futuras mamães! A gestação e a chegada de um bebê podem causar uma alteração na rotina familiar e provocar desequilíbrio nos cães. É muito importante preparar seu melhor amigo para chegada do novo membro da família.
1. É comum os futuros pais ficarem ansiosos, preocupados e eufóricos com a chegada do bebê, o cachorro perceberá a mudança da energia em casa e apresentará, em alguns casos, algum desvio comportamental. Por isso, procure se manter calmo para que o seu cachorro permaneça calmo também nesta etapa importante para você e sua família.
2. Não esqueça do seu cachorro! A rotina familiar pode sofrer alterações com a chegada do bebê e faltar tempo para o cão. Não há necessidade de presentear o pet com brinquedos ou mimos para suprir a sua ausência. Mantenha a rotina de passeios, cuidados e recreação de costume. Faça um pequeno esforço a mais para garantir as caminhadas. Caminhar estreita o relacionamento com seu cão.
3. Você continua sendo a maior fonte de orientação do seu cachorro, então continue a estabelecer regras e limites. Não permita que o cão acesse o quarto do bebê espontaneamente, mas pratique o exercício de levá-lo aos poucos permitindo que ele se familiarize com o cheiro do local. Apresente cobertores, fraldas e roupinhas do bebê para o cão cheirar. Nove meses é um período confortável para definir bem as regras da casa.
4. Mamães certifiquem-se da energia de vocês, as mudanças hormonais durante a gestação podem alterar o seu humor, isso é normal, e o seu cachorro pode ser afetado pelo seu estado emocional. Aqui entra também a participação do cônjuge ou familiares mais próximos, este apoio é fundamental para lhe ajudar a ficar mais calma, enquanto tem auxilio com as responsabilidades da sua família.
Afinal quem não quer uma ajuda com a louça?
5. Quando for apresentar o bebê para o cão, certifique-se que alguém levou o peludo para um longa caminhada antes do primeiro contato, o melhor a fazer é drenar toda a energia do cão neste dia. Ninguém quer um encontro atrapalhado, né? Melhor garantir a segurança para ambos os lados. Passeie com o cão.
6. Na hora do encontro estabeleça um limite para que o cão sinta o cheiro do bebê de longe, não permita que ele avance até o bebê, só permita que ele se aproxime da criança se de fato estiver calmo. Caso o estado do cachorro seja de agitação, repita o exercício de apresentação depois que ele estiver mais calmo.
É extremamente importante este ritual porque você estará ensinando o cachorro que quem está no seu colo é seu, portanto ele deve respeitá-lo, assim também será construída uma relação de respeito entre o cão e a criança.
Espero ter ajudado os futuros papais e mamães e em troca nós queremos que vocês nos mandem fotos dos bebês com os cães, não existe nada mais fofo que esta mistura!