“… acredito verdadeiramente que, se podemos mudar nossa vida e nos tornar líderes de matilha melhores para nossos cães, nossa família e para nós mesmos, então, juntos, podemos mudar o mundo.” – Cesar Millan
Começo este artigo com uma citação do Cesar que eu gosto e realmente acredito.
Os cães são professores no ensino de viver o momento e acredito que essa virtude está ligada a pureza do instintos caninos. Um cachorro líder de matilha no contexto natural é um ser provido de foco, honestidade, integridade, confiança, respeito, serenidade, calma e assertividade.
Ele também é movido pela mais nobre intenção, pela cooperação e é hábil em direcionar, controlar e regular a paz no grupo, protegendo os membros da comunidade e impondo regras e limites claros que garantirão a sobrevivência da espécie.
Isso é natural para os cães, é como uma programação no DNA deles e, quando os cães vêm para o contexto humano, esperam o mesmo de nós porque eles não têm a capacidade humana de espiritualizar, racionalizar e experimentar o mundo emocionalmente como nós humanos, mas o cachorro vive numa esfera simplesmente instintiva.
Ora, fica claro que conviver com um cachorro desperta em nós a motivação mais limpa e honesta para que nos tornemos líderes melhores através da pureza que há nas ações instintivas do animal.
Obviamente que no mundo humano a coisa é muito diferente, pois se temos de ser bons líderes geralmente as motivações não são as mais puras – infelizmente.
Não comecei minha carreira profissional como treinador de cães, antes, eu trabalhei em duas companhias gigantes e pude comprovar através da experiência em Recursos Humanos que, infelizmente muitos anseiam a liderança motivados por energias ruins como a ganância, o crescimento individual, a inveja, o dinheiro (unicamente), a raiva, a frustração, às vezes, aquele desejo de provar que é capaz.
É triste porque ao mesmo tempo nunca vi tantas pessoas chorando em banheiros, afastados por licença médica devido ao estresse, pessoas depressivas sem rumo porque perderam seu foco no decorrer na cansativa jornada em busca do status líder.
Note que o cerne deste artigo são as motivações, nós fizemos um paralelo entre um cão líder de matilha e um humano líder em contexto social. Eu quero que você desperte aquela parte intuitiva em você que esta ligada aos seus instintos e é capaz de tona-lo mais sensível, acessível e com motivações mais puras.
Construa um ideal. Agarre-se a pureza do seu cão. Resgate seus valores e pratique valores caninos de honestidade, integridade, coerência e lealdade. Desenvolva ações motivadas por boas intenções.
Seja calmo, respire antes de agir, até mesmo antes de uma conversa. Encontre a serenidade e com ela a assertividade!
Seja honesto com você, “o que você está sentindo e por que?”, “como você pode mudar sentimentos negativos em positivos?”. Marque compromissos com você mesmo e compareça, seja íntegro, pratique coisas saudáveis. Honre seus compromissos.
Não permita que seus pensamentos sejam rasos sobre o acontece com você e ao seu redor, pense sempre nas suas motivações e reações.
Tudo tem começo, meio e fim, siga uma estrutura para a analisar a sua condição emocional. Seu cachorro não te julga, ele realmente não se importa com seu status social, potencial financeiro ou com suas perdas e fracassos, ele apenas espera que você seja equilibrado.
Seja leal, não negocie seus valores, pense que, a cada valor vendido é a perda gradativa de sua própria personalidade. Construa os seus ideais baseados em confiança, respeito, honestidade, integridade e lealdade.
Está em nossas mãos fazer a diferença, seja a mudança que você quer!
Juntos, nós podemos mudar o mundo se começarmos mudando a nós mesmos primeiro.