Uma das perguntas mais comuns entre pessoas que querem ter um cachorro é; “qual a melhor raça para mim?” . Na verdade, é comum ver no ser humano um inconsciente interesse na sua auto satisfação, sem muito cuidado com os elementos que envolvem o processo.
Na verdade não existe a melhor raça para ninguém, o que existe, antes de qualquer coisa, é a nossa intenção e emoção que nos direciona a uma opção.
O cachorro apenas será a consequência viva dessa equação.
Existem no mundo mais de 340 raças reconhecidas, além de muitas outras que surgem todos os dias, sem esquecermos das misturas conhecidas com “vira-latas” ou “sem raça definida”.
Porém, todos eles tem uma característica em comum; todos são da mesma espécie.
Como todos são da mesma espécie, de forma geral respondem aos mesmos instintos, logo a relação deve ser analisada com essa base.
As características de cada raça são relevantes sim, mas não serão um fator determinante para encontrar o melhor cão para uma pessoa. O fator determinante sempre será você mesmo.
O melhor cachorro para você, é aquele ao qual você se dedica a conhecer, estudar, e entender como espécie. Todos os cães tem instinto de matilha, ou seja, seu desenvolvimento depende da estrutura da sua matilha, no caso você e sua família humana, caso tenha.
Os cães precisam de um líder com energia equilibrada, uma rotina clara e definida, com atividades físicas disciplinadas, limites e regras, e afeto, nesta ordem. Porque nesta ordem? Porque assim funciona a espécie canina.
Esse entendimento é crucial para começar a estabelecer uma relação com qualquer raça de cachorro no mundo. Isso é a estrutura base, e sem ela você pode ter problemas com as raças de cães mais bem conceituadas e amadas do universo.
Lembre que o cachorro dos outros é o espelho dos outros, logo ele vai mostrar o resultado da estrutura que é dada a ele, e a energia das pessoas que o lideram, então de nada vale escolher um cão com base no depoimento alheio, já que sua energia e a estrutura que você tem a prover é que vão definir seus resultados com seu cão.
Antes de escolher um cão, entenda primeiro quem você é. Qual o seu nível de energia, o que você tem para oferecer, quanto tempo pode se dedicar a essa relação, qual o seu estado mental e emocional? Todas as respostas farão com que sua opção seja mais honesta e clara. O seu cão deve ter um nível de energia menor ou igual ao seu.
Você deve estar disposto a oferecer seu tempo na construção de uma estrutura equilibrada de exercício, disciplina e afeto constantes e entender que amar o cão, mais do que tudo é respeitar a espécie. O amor incondicional é aquele que respeita, e não transforma.
Seja um melhor humano para o seu cão. Faça a escolha do jeito certo, e você terá para sempre o melhor amigo que sempre sonhou.