Há cães que depois que chegaram na rotina dos humanos, jamais souberam o que é uma vida saudável e equilibrada e, eu não estou falando de animais que não tem o que comer, ou dormem em um quintal no tempo, ou pior, são agredidos.
A questão é um pouco mais sutil, mas tão danosa quanto passar fome, frio ou ser agredido. A ferida e o sofrimento são psicológicos.
Às vezes, tenho para mim que alguns humanos amam os cães de maneira extremamente egoísta (quantas vezes você já ouviu alguém dizer: “Ai, eu estrago todos os cachorros” rindo, como se isso fosse a coisa mais legal a ser fazer por um cachorro?), porque lidamos com nossos cães negligenciando as suas características e necessidades como espécie.
O cachorro precisa se adaptar a nossa vida maluca, cheia de compromissos e poucos horários livres, no entanto não há uma moeda de troca (até há, mas – relação baseada na compensação – não é valiosa para os caninos), não nos adaptamos ao que o cão precisa, na verdade nem nos ocupamos em saber um pouco mais sobre eles.
Animal negligenciado até que opa, as coisas dão errado – muito errado.
Quando faço alguns atendimentos passo no mínimo 40 minutos da consulta comportamental ouvindo as queixas dos tutores sobre seus cães, uma história pega na outra e na outra, até não ter mais fim, o que é engraçado porque se o cão pudesse se defender provavelmente ele diria: “Epa, epa eu nem sabia que você não gostava disso. Não sou tudo isso ai! ”
O mau comportamento do seu cão não é pessoal! Ele não faz as coisas para te irritar propositalmente porque cães são instintivos, não racionais. O mau comportamento do seu cachorro pode ser apenas o fruto de uma vida sem orientação.
O ponto aqui é o seguinte: seu cão pode ter um mau comportamento simplesmente porque viveu a vida até aqui sem receber orientação e porque ele necessita de uma rotina estruturada para se sentir seguro, o mau comportamento dele se torna a única fonte de segurança para onde recorrer. É como ele aprendeu a viver a vida.
Existe a máxima de que devemos ignorar maus comportamentos e recompensar bons comportamentos, mas as vezes ignorar um mau comportamento do cachorro pode ser um tipo de recompensa para ele.
Pense você em um cão que rouba comida da mesa sendo ignorado, ele se auto recompensou quando conseguiu aquela comida e teve um reforço ainda maior quando seu dono deu de ombros, praticamente concordando com o que ele fez.
Seu cachorro precisará de correções no decorrer da vida porque a mente canina funciona na dualidade da associação, ou seja, ele aprenderá algo tanto ao ser corrigido e orientado quanto ao ser ignorado.
Você determina o que o seu cachorro aprende.
Ainda usando o exemplo de cães que roubam comida da mesa, uma ótima maneira de orientar o animal nestas ocasiões é o exercício de ‘’place’’ que praticamos no Matilhando, este exercício é uma lição fundamental para que os cachorros saibam como se comportar em situações especificas.
Falo bastante disso no dia a dia la no instagram, é só seguir @matilhando.
Nem sempre o processo de transformação do comportamento do cachorro é fácil de ver, para os humanos é muito enfadonho na verdade.
A transformação do cachorro acontece com treino consistente, muita paciência e inúmeras repetições, este processo que muitas vezes é cansativo para o humano é para o cão um exercício que elevará a confiança do animal – e até pode salvar a vida dele.
Se você é daqueles humanos atarefados e não dá conta do seu cachorro, está na hora de contratar um profissional para ajudá-lo.
Entretanto há um detalhe muito importante para observarmos, um bom profissional fará de tudo para você alcançar objetivo de melhorar o cão, mas sempre a responsabilidade final será sua, portanto nesta equação sua participação será sempre literalmente fundamental.
Se você tem um cachorro isto significa que você tem um estilo de vida diferente de quem não tem, não adianta tentar fugir das responsabilidades deste lifestyle.
A fuga dos compromissos que seu cachorro exige é evidenciada pelo mau comportamento que ele apresenta. Mas não pense que o caso está perdido, eu ainda não vi um cachorro que não pudesse ser melhor do que é quando os donos se empenham em participar do processo de transformação.
Quero te encorajar a dedicar um tempo para educar seu cachorro, passe mais tempo útil com ele, a vida plena de um cachorro é muito mais que só carinho humano.
Tenha certeza que ele se sentirá muito feliz sabendo quais comportamentos agradam você.