Acredito que um relacionamento harmonioso com nossos cachorros só possível quando estamos internamente equilibrados. Mas o que significa estar equilibrado para lidar com um cachorro?
Não é novidade que a vida bate forte algumas vezes… Pancada após pancada e a gente endurece, se torna insensível, se isola. Criamos nosso próprio mundo, um tipo de redoma impenetrável e repelente até para os entes mais queridos.
O primeiro sinal do desequilíbrio está em rejeitar nossa própria espécie porque assim estamos rejeitando a nós mesmos.
Perdemos nossas habilidades sociais e com frequência despejamos nossas energias em nossos pets.
Sobrecarregamos os animais com toda carga emocional, espiritual, intelectual e instintiva que carregamos.
Tornamos-nos vazios para com os nossos semelhantes e curiosamente, de alguma forma bem direta, isso afeta os nossos cachorros e surgem os problemas comportamentais – ou gatilhos desses problemas.
Esses problemas soam como alarmes para que voltemos ao equilíbrio.
Se você é daquelas pessoas que dizem que preferem os animais que os humanos, que sua família, que seus amigos, receio que você esteja caminhando numa via muito perigosa.
É fácil se voltar para os cachorros quando o mundo nos rejeita, ou quando nós rejeitamos o mundo, pois os cães nos darão o amor incondicional.
Mas se o seu cachorro pudesse falar, ele diria: “Ei! Está na hora de seguir em frente, eu preciso de uma companhia estável, eu preciso de alguém que me direcione e seja equilibrado. Por favor, viva a sua vida.”
Um humano desequilibrado certamente não deixa de receber amor incondicional de um cachorro, mas dê atenção aos sinais e as lições que seu pet lhe dá: seu melhor amigo te desafia a batalhar pelo amor incondicional de seus semelhantes, ele está te mostrando que não nos julga pela aparência, status, condição financeira ou pelos erros cometidos.
Na qualidade de responsáveis por outras vidas, nossa missão é justamente observar e suprir a necessidade de outro ser vivo e isso é além de nós, nossas vontades.
O seu cachorro lhe ensina a amar incondicionalmente. O que é amar se não doar a si mesmo?
Quando nos dedicamos à reabilitação de um cão e alcançamos o equilíbrio do animal, experimentarmos uma sensação muito boa que ajuda a construir nossa liderança e autoestima.
E se conseguimos ajudar os animais com a nossa energia calma e assertiva, por que não podemos aplicar esta mesma energia em nossas relações humanas?
Quero desafia-lo a olhar para dentro de seu coração, quero que olhe para o seu cachorro, quero que seja honesto com o que sente.
Seja integro e com sinceridade assuma um compromisso de restaurar suas relações humanas, não guarde sentimentos ruins, aproveite o momento para resolver as questões com calma e assertividade de um verdadeiro líder.
Não carregue mágoas para a sua vida, carregue pessoas. Então, finalmente, você experimentará a lealdade de uma matilha gigantesca de humanos e cães gravitando até você.
Coexistir é equilíbrio.