Desde filhote, o Juca sempre foi muito agitado (que nem todo border…) e bastante medroso, principalmente em relação a outros cachorros ou pessoas desconhecidas dentro de casa. No começo de 2015, com algumas mudanças na família, ele começou a demonstrar um comportamento mais agressivo, avançando em pessoas da casa, e ao mesmo tempo ficando cada vez mais medroso e desconfiado. Foi aí que decidi procurar ajuda e conheci o Roberto e o Matilhando.
Desde o primeiro dia, o Roberto me explicou a importância da socialização e de dar limites claros para o Juca, além de exercícios que também gastassem a energia mental dele, que por ele ser de uma raça de trabalho, era enorme. Desde então, o Juca tem feito atividades com a matilha e ganhado confiança. O Roberto me ajudou a entender os limites dele e o quão importante é que eu consiga transmitir calma, confiança e equilíbrio quando estou com ele.
Em pouquíssimo tempo ele já tinha evoluído muito mais do que eu podia imaginar. A agressividade, que depois entendi que era insegurança e excesso de energia, melhorou em semanas, e ele aprendeu a ficar a vontade com outros cães, conseguindo até brincar com eles. A cada conquista, muito comemorada com a equipe querida do Matilhando, fui percebendo que ele ficava um cachorro mais feliz e a relação da família toda com ele melhorava.
O maior aprendizado que o Roberto me ofereceu foi me fazer entender que antes de esperar que o Juca seja um cachorro calmo e seguro, eu tenho que ser capaz de transmitir isso pra ele, e que isso não é feito apenas com carinho, mas principalmente com disciplina e com atividades que gastem a energia dele de um jeito produtivo. O caminho para o Juca se tornar um cão totalmente equilibrado ainda é longo, mas o Roberto e a equipe do Matilhando me dão confiança de que podemos chegar lá!
Julia Rizkallah