Apesar de tudo se resumir em como você enxerga seu cachorro a pergunta campeã dos comentários e do inbox foi “o que eu faço para tirar meu dog da vida artificial”, se observarmos com atenção o que cada pergunta significa encontraremos a resposta do porque nossos cães vivem numa esfera artificial. Como você enxerga seu cachorro é sobre como você entende seu cachorro, portanto é a qualidade de como você lida com ele. O que fazer para tirar seu cachorro da artificialidade significa não conhecê-lo, não percebe-lo, mas sim fazê-lo se submeter a protocolos e maneiras generalistas e engessadas de lidar com um ser cheio de individualidade ou seja, se preocupar somente com o que fazer é basicamente negar a essência do seu cão.
O melhor protocolo é aquele que está de acordo o com a identidade do seu cachorro, a aplicabilidade de uma técnica tem a ver com a adaptação de recurso e indivíduo. Não há fórmulas prontas, não existem robôs, mas existem seres de espécies distintas tentando se comunicar de maneira efetiva, porém numa esfera desleal de interesse, um quer para a sua própria satisfação e conforto e outro por uma questão de sobrevivência. Digo isso porque um cão não encara a vida conosco como uma válvula de escape, a vida de um cão com um ser humano é tudo que ele tem. Você tem as suas agendas e o cão aparece no intervalo dos seus compromissos, mas a única agenda do cão é você.
Isso não quer dizer que a sua vida deva girar em torno do cachorro, mas sim que aquilo que você faz com seu cão nesses intervalos precisa ter em perspectiva quem ele é como um animal que pertence a uma espécie diferente da nossa e que possui a sua individualidade. Entenda um conceito importante sobre lidar com cães, os cães estão acostumados a ser apenas seguidores de orientação, eles são aptos para a função de seguir, portanto você não precisa ficar em “cima” do seu cachorro para tentar suprir as necessidades dele, você só precisa de clareza e previsibilidade pra enviar a mensagem correta de orientação. A vida dos cães é simples.